O concurso Pink Lady® Food Photographer of the Year é, desde 2011, a referência da fotografia e do filme da culinária, destacando o talento dos fotógrafos, profissionais e amadores, que celebram a beleza e a diversidade da cozinha em todo o mundo. Não espere mais para descobrir os vencedores da edição de 2023!
O primeiro prémio é atribuído a Jon Enoch, do Reino Unido
O fotógrafo Jon Enoch, que nasceu no Reino Unido, ganhou o prémio principal do Pink Lady® Food Photographer of the Year 2023 com o seu retrato de um vendedor de algodão doce, intitulado The Candy Man. Fotografado perto do recinto da feira e da praia em Mumbai (Índia), faz parte de uma série dedicada aos vendedores de comida de rua indianos e à forma como atraem a atenção dos clientes.
Uma ampla gama de categorias
O prémio Pink Lady® Food Photographer of the Year também inclui uma série de categorias, cada uma destacando um aspeto único da fotografia e do filme de comida e a forma como a comida transcende as fronteiras culturais. Uma das categorias mais proeminentes deste ano é “Pink Lady® Moments of Joy”, que mostra momentos de alegria e partilha em torno da comida. Este ano, o artista chinês Zhonghua Yang ganhou o voto nesta categoria, com a sua fotografia “Hanging Up Persimmons“.
Um atlas da fotografia
Cada continente tinha também a sua própria categoria. Na Europa, o prémio foi atribuído a Carla Sutera Sardo, uma fotógrafa de culinária da Sicília e a grande vencedora da categoria “Comida para Celebrar”. A sua fotografia, intitulada A Feast for Generations, revela a riqueza das tradições culinárias sicilianas através de uma mesa magnificamente posta. O seu trabalho cativante foi aclamado pela sua capacidade de transmitir a própria essência do convívio e das celebrações familiares através da cozinha.